No email AEIOU existe a possibilidade de configuração de identidades adicionais, além da identidade padrão – que terá sempre, como base, o seu endereço AEIOU.

Esta funcionalidade permite o envio de mensagens com uma outra identificação – outro endereço de email – que não o seu email AEIOU.

Esta ferramenta torna-se especialmente útil quando falamos numa das seguintes situações:

  • o utilizador tem várias contas de email em diferentes serviços (Hotmail, Gmail, Sapo, etc);
  • o utilizador tem várias contas de email no mesmo serviço, mas com diferentes utilizações (uma conta para fins laborais, outra conta para os amigos, etc)

Definir as várias identidades no seu email AEIOU significa que poderá enviar, a partir de um só local, mensagens para todos os seus contactos, assumindo a identidade que pretender e definindo diferentes assinaturas.

Como configurar identidades?

Siga os passos descritos de seguida ou visualize o tutorial em vídeo no início deste artigo.

1. No canto superior direito da sua caixa de correio aceda ao menu de PREFERÊNCIAS.

Clique na opção IDENTIDADES E ASSINATURAS e poderá consultar a lista das identidades já configuradas. Se o estiver a fazer pela primeira vez, verá, tal como a imagem seguinte, a identidade-padrão do seu email. Clique em NOVA IDENTIDADE.


2.
Adicione uma nova identidade, preenchendo o formulário apresentado:

  • Nome da Identidade – o nome pela qual a identidade vai ser conhecida. Poderá ser, por exemplo, ‘Amigos’, ‘Trabalho’ ou ainda ‘Conta do Hotmail’
  • Nome – o nome a ser exibido quando enviar mensagens
  • Endereço – o endereço de email para ser utilizador, por omissão, com a identidade, isto é, o endereço com o qual vai enviar a mensagem
  • Assinatura – a assinatura a ser utilizada com a identidade que, dependendo da mesma, será mais ou menos formal. Por exemplo, no caso de estar a criar uma identidade para enviar mensagens de cariz profissional, escreverá ‘Com os melhores cumprimentos’ .


3.
Aceda ao endereço configurado na identidade e clique no link de confirmação (no exemplo exibido a mensagem foi enviada para um endereço Gmail).


4.
Assim que clicar no link de confirmação, a nova identidade será listada a par da identidade definida por omissão. Aqui, poderá:

  • editar a identidade – alterar o nome do remetente, a assinatura, etc.
  • remover a identidade
  • definir a identidade como identidade primária no envio de mensagens


5.
Quando terminar de configurar a identidade, poderá começar a compor mensagens, seleccionando a identidade pretendida no campo ‘ De’.